A estaca mega, também conhecida como estacas cravadas à reação ou estacas prensadas, é um tipo de estaca que possui peças (módulos) que podem ser de diversos tipos de materiais, como por exemplo: concreto, ou metálica ou madeira, podem ter vários tipos de diâmetros, e com comprimentos em média variando de 0,40m a até 2m, e estas peças são cravadas no solo com o auxílio de um macaco hidráulico.
O conhecimento da carga que esta estaca deverá suportar, de qual material e em cada tipo de solo, bem como o dimensionamento deste material, e principalmente saber definir a localização correta onde esta estaca deve ser cravada, é o que nos diferencia muito no mercado, pois somos especializados com domínio de inúmeras técnicas a mais de 22 anos.
E dentro de inúmeras técnicas de execução de estacas, uma das mais diferentes e largamente utilizadas no meio industrial é a estaca mega metálica injetada com calda de cimento para se atingir grandes cargas.
Na maioria dos casos, o equipamento aplica uma força sob o bloco de fundação, após um acesso à fundação original da obra, através de uma escavação estudada e planejada previamente, analisando a necessidade de ser vertical, horizontal e de escoramento de vala, tudo para se ter segurança do início ao fim do processo.
Em outros casos, o equipamento aplica uma força na estrutura local da edificação, que neste caso poderia ser o conjunto vigas, lajes e paredes, e como reação, as peças são empurradas para baixo, uma a uma. Neste casos costumamos dizer que são estacas/pilares, pois parte da estaca mega fica exposta para cima do solo e parte fica dentro do solo, viabilizando soluções diferenciadas para inúmeros clientes.
Esse tipo de estaca apresenta diversas aplicações, que varia de acordo com o objetivo de seu uso. A primeira aplicação seria para correção de patologias existentes, por exemplo, quando há presença de trinas ou rachaduras no local, que pode estar relacionado com a presença de recalque diferencial na estrutura decorrente da falha da fundação original não estar mais desempenhando a sua função e a fundação original não funcionando mais ela deve ser reforçada, por isso o termo tão falado, reforço de fundação.
Mas, quando o recalque não é diferencial e a estrutura de uma edificação ou base de um equipamento ou base de um tanque recalcam por igual, ou seja, afundam por igual, também pode-se utilizar as estacas mega para se executar o RENIVELAMENTO, fazendo com que tudo volte à cota de nível original, estabilizando aquela estrutura.
Uma outra possível aplicação na área de reforço de fundação é quando ele pode ser utilizado para atender uma demanda do aumento de carga em um edifício ou necessidade de que uma base antiga precise suportar cargas maiores em decorrência de troca de equipamento por mais novos e mais pesados, prática comum no meio industrial, onde a estaca mega é bem empregada por ser um processo muito mais limpo, rápido e preciso, preciso porque ao finalizar-se o encunhamento de uma estaca mega, sabe-se exatamente a carga real que aquela estaca estará suportando, dando uma precisão de desempenho e confiabilidade em relações a outros tipos de estacas ofertadas pelo mercado. Sem mencionar o quesito de oferecer uma maior segurança na obra, por exemplo, e solução definitiva, quando nada mais resolve, ela é o último recurso possível.
A Base M está presente no mercado de engenharia em todo o Brasil desde 2002, e carrega, em seu DNA, soluções para diversas patologias relacionadas com falhas na fundação original, assim como estabilização de solos e viabilização de reformas e reforço de estruturas para receber cargas maiores, com um corpo técnico altamente qualificado.
São mais de 2.050 obras realizadas levando segurança para obras antigas e novas. Quer saber mais? Clique aqui e fale agora com nossa equipe!