Normas técnicas de Estacas Mega: você conhece?

As estacas cravadas à reação são constituídas por segmentos de concreto ou metálicos, na grande maioria dos casos. A principal característica deste tipo de estaca é a sua cravação estática através de macaco hidráulico, reagindo contra um sistema de reação ou estrutura existente, se esta resistir aos esforços que serão aplicados, esta avaliação é por demais importante.

Vale ressaltar que existem normas técnicas de Estacas Mega que precisam ser seguidas para a segurança da estrutura. Destacam-se a Norma NBR 6122 (Projeto e Execução de Fundações) para a execução das fundações; existem outras Normas quando se é necessário investigar o solo para melhor escolha das estacas Mega, tais como: NBR 6484 – Solo e Sondagem, NBR 8036 – Programação de sondagens e NBR 9603 – Sondagem a trado. Também no ato da fabricação das estacas de concreto, destacamos as normas NBR 11768 – Aditivos químicos para concreto de cimento Portland e NBR 16258 – Estacas pré-fabricadas de concreto. Em nossos ensaios de controle de qualidade das peças das estacas seguimos a NBR NM 67 – Concreto. Outra interface importante é com a NBR 6114 e NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto.

Por isso, a Base M separou 3 pontos que merecem atenção especial, destaques das normas que devem servir de base para a realização deste processo:

  1. Cravação

A etapa de cravação deve ser realizada por meio do uso de macaco hidráulico acionado por bomba elétrica ou manual, sendo a escolha deste dependendo das características do solo. Após a finalização da cravação, é adicionado o cabeçote sobre a estaca para possibilitar o encunhamento que deve ser feito por cunhas e calços.

  • Carga de cravação

As cargas de cravação e de encunhamento devem ser previstas e especificadas no início do projeto, considerando o mínimo 1,5 vez a carga admissível.

  • Registro da qualidade dos serviços

Por fim, é necessário preencher a ficha de controle diariamente para cada estaca, com todas as informações listadas, como identificação da obra, local, número da estaca e nome do contratante e executor; data da cravação; tipo de estaca e características geométricas, entre outras.

Por fim, nossa empresa se mantém alinhada às tecnologias recentes e às práticas sustentáveis, sempre de olhos nas normas e suas alterações, refletindo as evoluções no campo da engenharia na área de reforço de fundações.

A Base M conta com uma equipe especializada na realização de diagnósticos e soluções criativas para cada caso.

Clique aqui para falar com a Base M!

By | 2024-01-17T17:35:31-03:00 janeiro 17th, 2024|Uncategorized|
WhatsApp