As trincas ou fissuras são problemas comuns, que podem surgir tanto no período de obra quanto durante a vida útil do imóvel. É, inclusive, uma das patologias mais comuns na casa dos brasileiros. Mas, você sabe como surgem as trincas?
Há alguns motivos para elas surgirem, desde causas simples e de fácil resolução, até problemas graves e que podem indicar sérios riscos à edificação e aos moradores.
A Base M explica os principais motivos para o surgimento das trincas. Acompanhe abaixo.
De forma geral, as trincas surgem quando as tensões suportadas pelo material utilizado na construção são inferiores às deformações solicitadas pelos mesmos. A liberação desta tensão leva ao alívio do sistema, que caracteriza a fissura.
Dentre as principais causas das trincas estão:
– Dilatação/retração térmica;
– Estruturas mal projetadas ou em sobrecarga;
– Recalque diferencial dos apoios;
– Uso incorreto do material;
– Retração do cimento;
– Causas químicas (ataque por sulfatos, por exemplo) entre outros.
“Vale ressaltar que assim que identificada, a trinca deve ser avaliada por um profissional. Assim como problemas de saúde, o diagnóstico precoce de um problema de fundação permite mais técnicas, soluções mais ágeis e econômicas”, reforça o CEO e engenheiro da Base M Engenharia, Fausto F. de Moraes.
Conte com a Base M para solucionar problemas de estrutura!
Sobre a Base M
LÍDERES EM REFORÇO DE FUNDAÇÃO.
Construímos ao longo do tempo expertise para solucionar os mais diversos problemas na fundação.
Desenvolvemos soluções para a mais diversas situações de patologia da estrutura em função da fundação, baseados sempre em técnicas atuais e desenvolvendo soluções para os problemas de nossos clientes.