O reforço de fundação em pontes é sempre um desafio por contemplar incertezas durante o processo quanto à capacidade de carga real ou utilização de normas já superadas.
As técnicas para ampliar a capacidade de suporte de uma fundação são variadas e dependem de uma série de condicionantes de ordem técnica, econômica e de segurança.
Entre as soluções usuais para o reforço de fundações estão as estacas raiz, chamadas também de microestacas. Moldadas in loco, elas são executadas pela perfuração rotativa ou roto percussiva, revestida integralmente no trecho em solo por tubo metálico.
Há também as estacas de reação, as estacas mega representam outra opção para o reforço de fundações. Essa técnica se baseia no uso de elementos pré-fabricados cravados no solo com o emprego de macacos hidráulicos.
Vale ressaltar que o reforço de fundação é um recurso que recupera a eficiência e segurança de um sistema fundação-estrutura já existente, seja rachaduras, trincas ou deformações que podem apresentar risco de ruptura ou colapso.
Clique aqui e saiba mais!
Siga a Base M no Instagram!