O processo de restauração de um muro vai depender de uma análise criteriosa do caso, envolvendo uma equipe qualificada, especializada e multidisciplinar.
Mas, antes de falar sobre a restauração, é preciso lembrar os principais motivos que acarretam o colapso: condições climáticas, sobrecarga de peso, instabilidade de solo, drenagem mal executada ou ausência da mesma, mal dimensionamento da estrutura do muro de arrimo ou ausência de projeto.
Restauração de muros
De maneira geral, o primeiro passo quando acontece a danificação de um muro é a investigação da estabilidade do mesmo, quando ainda não entrou em colapso, para verificar-se a segurança e a possibilidade do mesmo ser recuperado. Caso o mesmo entre em colapso de forma parcial, deve-se fazer a realização da remoção de detritos, estabilização do solo e remoção de contaminantes. Mas, vale lembrar que a recuperação envolve uma série de etapas que podem ser aplicadas em diferentes tipos de áreas, como uma edificação abandonada ou uma área com solo contaminado.
O caso da foto em destaque foi um cliente que buscou auxílio da equipe Base M depois de uma chuva forte derrubar o muro do vizinho e danificar sua obra.
Como solução, a equipe cravou estacas que permitiram a recuperação total do muro dentro do prazo esperado e sempre com transparência durante todo o processo, sem intercorrências ou imprevistos, tudo dentro de uma total segurança para os funcionários da Base M, bem como segurança para o patrimônio do cliente.
Com mais de 20 anos de atuação, a Base M tem como propósito oferecer soluções para os diversos problemas de fundação, sempre apoiados às mais recentes técnicas e com equipe altamente qualificada para todas as etapas do processo: do diagnóstico assertivo à resolução.